
Vince Gilligan, o criador de Breaking Bad, deixou um recado poderoso ao receber o Paddy Chayefsky Laurel Award pelo seu contributo para a televisão: já chega de vilões carismáticos! Embora Walter White seja um dos anti-heróis mais icónicos da cultura pop, Gilligan teme que a glorificação das figuras malignas esteja a sair de controlo. Para ele, está na hora de voltar a celebrar os heróis.
Vilões: Aviso ou Inspiração? 
No seu discurso, Gilligan fez uma reflexão sobre como personagens como Darth Vader, Hannibal Lecter, Michael Corleone e Tony Soprano se tornaram figuras quase aspiracionais.
“Quando criamos vilões tão marcantes, os espectadores prestam atenção. O problema é que, em vez de os verem como um aviso, começam a achá-los fixes e a querer ser como eles. Deus nos ajude, os vilões tornaram-se inspiradores.”
Para o argumentista, a vida real já tem malfeitores suficientes no poder. O que precisamos agora são personagens que inspirem o público a querer ser melhores.
Dave Bautista Quer um Novo Super-Herói! Será Marvel ou DC?
O Futuro da Televisão: Mais Heróis, Menos Anti-heróis? 
Gilligan revelou que o seu próximo projeto, uma série de ficção científica para a Apple TV+, contará com uma protagonista que é, de facto, uma boa pessoa. Interpretada por Rhea Seehorn (Better Call Saul), a personagem será um contraste com a tendência atual de protagonistas moralmente duvidosos.
“Os vilões são divertidos de escrever, admito. Mas talvez esteja na hora de criarmos mais heróis ao estilo da ‘Greatest Generation’ – aqueles que dão mais do que recebem, que acreditam que bondade e sacrifício não são fraquezas.”
Será Que o Público Ainda Quer Bons Rapazes? 
Nos últimos anos, séries como Breaking Bad, The Boys, House of Cards e Game of Thrones popularizaram protagonistas ambíguos, mostrando como o público adora explorar o lado negro da humanidade. Mas será que já chega?
Gilligan acredita que os argumentistas e realizadores têm um grande poder sobre a forma como o público vê o mundo. E, para ele, a ficção pode ajudar a relembrar que ser bom ainda vale a pena.
Mickey 17’ Leva Berlim à Loucura com Robert Pattinson em Dose Dupla!
O que achas? Está na hora de termos mais heróis inspiradores ou ainda há espaço para mais vilões carismáticos? Deixa a tua opinião nos comentários!
No comment yet, add your voice below!