No dia 13 de setembro, às 22h, o canal TVCine Edition vai transmitir Ryuichi Sakamoto: Opus, um filme-concerto que marca a despedida do lendário compositor e músico japonês Ryuichi Sakamoto. Esta produção intimista apresenta a última atuação de Sakamoto, gravada no final de 2022, quando o artista reuniu as suas últimas forças para deixar ao mundo um derradeiro presente musical: ele e o seu piano, num espetáculo profundamente emotivo.

ver também : “The Boys”: A Série de Super-Heróis que Expõe a Distopia da América Contemporânea

Ao longo de cinco décadas, Ryuichi Sakamoto foi um dos músicos mais influentes do mundo, com uma carreira que abrangeu desde o seu sucesso como estrela pop com a Yellow Magic Orchestra até às suas colaborações com grandes realizadores de cinema, como Bernardo Bertolucci. O filme-concerto, com curadoria do próprio Sakamoto, apresenta vinte peças icónicas que contam, sem palavras, a história da sua vida e obra. A seleção percorre desde os seus primeiros sucessos até ao seu último álbum meditativo 12, oferecendo aos fãs uma última oportunidade de testemunhar o génio criativo do artista.

Filmado num espaço intimista, com a participação de colaboradores próximos e sob a direção de Neo Sora, filho de Sakamoto, o filme-concerto revela a alma do artista, consciente de que seria a sua última atuação. Ryuichi Sakamoto: Opus é um tributo minimalista e profundamente tocante, que reflete o estilo musical que marcou a carreira de Sakamoto, e é uma estreia imperdível para todos os amantes da música e do cinema.

ver também : “Uma Vida Singular” no TVCine: A História do “Schindler Britânico” com Anthony Hopkins

Antes da exibição de Opus, o canal TVCine Edition transmitirá às 20h20 o documentário Ryuichi Sakamoto: Coda, que oferece uma perspetiva aprofundada sobre a vida do compositor. Ambos os filmes estarão também disponíveis no TVCine+.