O Festival de Cinema de San Sebastián arrancou em grande estilo com a estreia mundial do remake feminista do clássico erótico francês Emmanuelle, realizado por Audrey Diwan. Conhecida pelo seu trabalho aclamado em L’Événement(2021), vencedor do Leão de Ouro em Veneza, Diwan oferece uma nova perspetiva sobre o famoso romance erótico da franco-tailandesa Emmanuelle Arsan, adaptando-o para o mundo moderno, numa era marcada pelo movimento #MeToo.
ver também : “A Paixão de Cristo: Ressurreição” de Mel Gibson Inicia Filmagens em 2025 com Jim Caviezel
A estreia, que teve lugar na cerimónia de abertura do festival, gerou enorme expectativa, atraindo uma audiência numerosa na primeira sessão do dia. O filme, protagonizado pela atriz francesa Noémie Merlant, traz uma abordagem renovada ao universo de Emmanuelle, explorando o prazer feminino através de uma ótica contemporânea.
Um Novo Olhar sobre o Prazer Feminino
Audrey Diwan explicou que, embora tenha lido o romance original, optou por não ver o clássico cinematográfico de Just Jaeckin de 1974, protagonizado por Sylvia Kristel, para criar uma obra que fosse autêntica à sua própria visão. “Eu vi apenas cerca de 20 minutos do filme original, mas quis manter-me fiel ao meu próprio olhar sobre o tema”, explicou a cineasta numa conferência de imprensa em San Sebastián. Para Diwan, a nova Emmanuelle é uma exploração do prazer e da libertação numa era pós-#MeToo, onde as mulheres estão a redefinir as suas próprias narrativas de sexualidade e poder.
No filme, Noémie Merlant interpreta a protagonista, uma mulher que inicialmente está desconectada do seu próprio corpo e do seu prazer, cumprindo as expectativas da sociedade como uma “máquina” sem sentimentos. Ao longo da narrativa, a personagem inicia uma jornada de autodescoberta, onde procura libertar-se dessas amarras e experimentar uma nova forma de estar em contacto com o seu corpo e com o prazer. “Identifico-me com Emmanuelle”, confessou Merlant, explicando que a personagem reflete muitas das lutas internas que as mulheres enfrentam na tentativa de se libertarem de normas sociais opressivas.
De Banguecoque a Hong Kong: Uma Mudança de Cenário
Enquanto o filme original de 1974 apresentava as aventuras sexuais de Emmanuelle em Banguecoque, o remake de Diwan transporta a protagonista para um cenário diferente: um luxuoso hotel de cinco estrelas em Hong Kong. A cineasta optou por fazer esta mudança de localização para dar um toque mais cosmopolita e contemporâneo à história, destacando também as dinâmicas de poder e o ambiente urbano das grandes metrópoles modernas.
ver também : Javier Bardem Protagoniza Novo Filme de Rodrigo Sorogoyen
O filme contém algumas cenas picantes, como na versão original, incluindo uma cena de sexo numa casa de banho de avião, mas Diwan sublinha que o seu foco é menos no choque erótico e mais na transformação interior da personagem. A narrativa do filme concentra-se na emancipação de Emmanuelle e na sua busca por uma identidade sexual que seja verdadeiramente sua, num processo que reflete os tempos atuais de mudança e autodescoberta feminista.
Um Remake Que Divide Opiniões
Tal como a versão original de Emmanuelle, este remake já está a gerar debates e controvérsias. Alguns críticos veem o filme como uma abordagem inovadora ao clássico erótico, que desafia as normas tradicionais do género, enquanto outros argumentam que ainda perpetua certos estereótipos sobre a sexualidade feminina. Contudo, é inegável que a versão de Diwan trouxe Emmanuelle de volta ao centro das discussões culturais, oferecendo uma leitura atualizada sobre a liberdade sexual num mundo pós-#MeToo.
O festival de San Sebastián, que decorre até ao dia 28 de setembro, continua a atrair grandes estrelas e filmes de prestígio. Na noite de estreia, o ator Javier Bardem foi homenageado com o prémio Donostia, uma distinção que celebra a sua longa carreira e contribuições para o cinema. O festival também contará com a presença de figuras como Pamela Anderson, Lupita Nyong’o, Monica Bellucci, Tilda Swinton e Johnny Depp, cujo mais recente filme, Modi, será exibido na secção oficial fora da competição.
No comment yet, add your voice below!