
Os irmãos Lumière não inventaram apenas o cinema – criaram uma forma de ver o mundo. E agora, Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cannes, regressa com um novo documentário que dá continuidade à sua missão de preservar e celebrar estas pequenas joias da história da Sétima Arte. Lumière, l’aventure continue (Lumière! A Aventura Continua!) resgata uma centena de filmes dos pioneiros do cinema, restaurando imagens que capturam momentos simples, mas profundamente significativos.
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Para Frémaux, cuidar do cinema é cuidar da própria humanidade. “O cinema carrega um rasto de algo que foi sincero, honesto, não manipulado”, afirma o também diretor do Instituto Lumière, entidade responsável por preservar mais de dois mil filmes dos visionários Auguste e Louis Lumière.
Dos Primeiros Filmes ao Presente: A Fascinação Continua
A história do cinema começou com imagens quotidianas: trabalhadores a sair de uma fábrica, um comboio a chegar à estação, dois bebés a disputar comida. Pequenos instantes que, no final do século XIX, deixavam as audiências maravilhadas.
Mas será que o impacto destas imagens se perdeu com o tempo? Para Thierry Frémaux, a resposta é clara: não. Ele próprio carrega consigo uma pen drive com estas curtas-metragens e, sempre que tem um momento livre, volta a vê-las. “Mas também digo a mim mesmo: ’Não vou guardar isto só para mim’”, confessa.
O primeiro documentário, Lumière! A Aventura Começa (2016), trouxe de volta ao grande ecrã os primeiros filmes da história. Agora, esta segunda parte promete mergulhar ainda mais fundo na importância da preservação cinematográfica e na forma como estas imagens continuam a influenciar a nossa perceção do mundo.
Cinema: O Antídoto para a Manipulação da Imagem?
Frémaux vê no cinema um papel essencial na defesa da verdade visual. “O cinema limpa os nossos olhos, que estão contaminados pela manipulação de imagens”, argumenta.
Vivemos numa era em que a imagem digital pode ser alterada com facilidade, onde a inteligência artificial pode criar rostos falsos e onde os vídeos deepfake desafiam a nossa noção de realidade. Frente a esta avalanche de manipulação, os filmes dos Lumière surgem como um refúgio – um registo autêntico da vida como era, sem filtros ou truques.
O próprio Thierry Frémaux lembra que o cinema já foi dado como morto várias vezes. Com o advento da televisão, da internet e das plataformas de streaming, vaticinou-se o fim da experiência coletiva nas salas. A pandemia de COVID-19 fechou os cinemas, algo que “duas guerras mundiais não haviam conseguido”, recorda. Mas o cinema resiste. “Tem uma casca grossa e defende-se por conta própria. E é ótimo pensar que será salvo por artistas, por filmes e pelo público”, diz, com otimismo.
Dos Lumière ao TikTok: O Vírus da Curiosidade
Os vídeos curtos dos irmãos Lumière poderiam ser vistos como os precursores dos atuais reels e vídeos do TikTok? Frémaux reconhece a semelhança: “As pessoas ficam fascinadas com os clips do TikTok. Queremos ver mais um, mais um, mais um. E é isso que os Lumière fazem também.”
A diferença está no alcance e no impacto. Enquanto os Lumière lançaram as bases do cinema realista e documental, outro pioneiro francês, Georges Méliès, explorou o lado fantástico e ilusório da Sétima Arte – algo que Frémaux vê como os dois polos fundamentais da história do cinema. “Não se trata de uma oposição. Eles não são inimigos. Posso adorar os filmes de James Cameron e os filmes de Chantal Akerman, porque sou esse tipo de cinéfilo”, afirma.
Preservar o Cinema para o Futuro
A missão de Thierry Frémaux é clara: garantir que estas imagens não se perdem e que continuam a inspirar novas gerações. A restauração dos filmes dos Lumière não é apenas um exercício de nostalgia – é um ato de resistência contra o esquecimento e uma celebração da arte de contar histórias através da imagem em movimento.
Agora, resta saber qual será o impacto de Lumière, l’aventure continue. Será que o público moderno ainda se deixará encantar por estas curtas-metragens centenárias? Se depender de Thierry Frémaux, a resposta será um sonoro sim.
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E tu, já viste os filmes dos irmãos Lumière? Achas que continuam relevantes hoje?
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