A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou as shortlists para dez categorias dos 97.º Oscars, marcando o início da corrida pelos prémios mais prestigiados do cinema. Entre as produções que lideram a lista, destacam-se “Emilia Pérez” e “Wicked”, enquanto pesos pesados como “Dune: Parte Dois” e “Gladiator 2” reforçam as suas campanhas. Contudo, houve também algumas omissões surpreendentes que estão a gerar discussões acaloradas.
“Emilia Pérez” e “Wicked” Dominam
O musical “Emilia Pérez”, da Netflix, destacou-se com seis nomeações nas categorias de melhor maquilhagem, som, banda sonora original, longa-metragem internacional e duas para melhor canção original (“El Mal” e “Mi Camino”). Já “Wicked”, da Universal Pictures, assegurou quatro nomeações, cimentando a sua posição como um dos grandes concorrentes da temporada de prémios.
Ambos os filmes prometem dominar as atenções em várias categorias, desde o design visual ao impacto musical, enquanto conquistam o público com histórias vibrantes e produções de alto nível.
Os Gigantes da Ficção Científica
Não é surpresa que “Dune: Parte Dois”, a aguardada sequência da obra-prima de Denis Villeneuve, tenha marcado presença nas categorias de maquilhagem, som e efeitos visuais. Da mesma forma, “Gladiator 2”, de Ridley Scott, reafirma-se como um concorrente de peso em categorias técnicas, garantindo um lugar de destaque nesta fase preliminar.
Snubs e Surpresas
A lista também trouxe algumas omissões notáveis. “Furiosa: A Mad Max Saga”, aguardada como um grande concorrente técnico, não conseguiu integrar as listas de efeitos visuais ou banda sonora. Outra surpresa foi a ausência de “Grand Tour”, de Portugal, apesar do reconhecimento internacional de Miguel Gomes como realizador.
Por outro lado, filmes menos esperados como “Waltzing with Brando”, com Billy Zane como Marlon Brando, e “The Wild Robot”, uma animação da DreamWorks, conseguiram lugar nas categorias de maquilhagem e som, respetivamente, criando uma onda de entusiasmo inesperada.
As Categorias e Datas Chave
As categorias abrangem um amplo espectro de arte cinematográfica, incluindo animação, documentário, curtas-metragens, banda sonora, canção original, som e efeitos visuais. A votação para determinar os nomeados em todas as 23 categorias terá lugar de 8 a 12 de janeiro, com os nomeados finais a serem anunciados no dia 17 de janeiro. A cerimónia está marcada para 2 de março de 2025, com Conan O’Brien como anfitrião.
Perspectivas Finais
A shortlist deste ano não só reflete a diversidade cultural e criativa do cinema global, mas também aponta para uma temporada de prémios altamente competitiva. Filmes como “Emilia Pérez”, “Dune: Parte Dois” e “Wicked” já começam a moldar as narrativas que vão dominar as próximas semanas, enquanto surpresas e omissões mantêm o público e a indústria atentos a cada desenvolvimento.
Com algumas categorias ainda repletas de incógnitas, uma coisa é certa: os Oscars de 2025 prometem ser um espetáculo inesquecível.
No comment yet, add your voice below!