A campanha de Emília Pérez para os Óscares parecia imbatível – 13 nomeações, um recorde para um filme não falado em inglês e uma narrativa de inclusão e representatividade que estava a cativar Hollywood. Mas bastou um escândalo online para virar o jogo. Agora, a protagonista Karla Sofía Gascón decidiu calar-se e afastar-se das luzes da ribalta, depois de dias de justificações que, em vez de apaziguarem a polémica, só incendiaram ainda mais a situação.
Esta decisão surge após fortes críticas do realizador Jacques Audiard, que admitiu estar dececionado e preocupado com o impacto negativo da situação na corrida ao Óscar.
ver também : Last Take: Rust and the Story of Halyna – O Documentário Que Explora a Tragédia no Set de “Rust” 🎬🔫
🎬 Do Sonho ao Pesadelo: Como Karla Sofía Gascón se Tornou um Problema para a Netflix
A reviravolta começou a 30 de janeiro, quando antigas publicações da atriz nas redes sociais foram redescobertas e consideradas ofensivas. Desde comentários sobre o Islão, até referências polémicas aos protestos antirracismo nos EUA e à diversidade nos Óscares de 2021, a polémica explodiu e levou a um cancelamento instantâneo da estrela espanhola.
O pior? A Netflix estava a investir mais de 30 milhões de dólares na campanha para o filme, apostando em Gascón como o rosto da diversidade e da inovação no cinema. Agora, com o seu nome a ser cada vez mais evitado, a plataforma redesenhou a campanha para centrar-se em Zoë Saldaña e na canção “El Mar”, afastando completamente a protagonista original.
Mas será que esta “apagada” de Gascón será suficiente para recuperar a boa vontade da Academia?
🎭 Jacques Audiard: “O Que Ela Disse é Imperdoável”
O realizador Jacques Audiard não escondeu a sua desilusão e foi brutalmente honesto numa entrevista recente:
🗣️ “Infelizmente, isto está a ocupar todo o espaço e deixa-me muito triste.”
Para Audiard, a confiança que existia entre ele e a atriz desmoronou-se depois das revelações. A ponto de dizer:
💬 “Não falei com ela e não quero. Ela está numa abordagem autodestrutiva e realmente não percebo porquê.”
E pior:
⚠️ “Ela está a prejudicar não só a si mesma, mas também a Zoë [Saldaña], a Selena [Gomez] e toda a equipa do filme. Não consigo perceber o motivo.”
👩🏽🎤 Zoë Saldaña Mantém a Calma… Mas Também Está Desiludida
Se Jacques Audiard não teve papas na língua, Zoë Saldaña adotou um tom mais diplomático, mas deixou claro que também ficou desapontada com a situação:
💔 “Estou triste. Uma e outra vez, essa é a palavra porque esse é o sentimento que vive no meu peito desde que tudo aconteceu. Também estou desiludida.”
Embora tenha evitado críticas diretas a Gascón, Saldaña fez questão de distanciar-se das declarações da atriz e sublinhou que só pode falar por si mesma.
🙌 “Ainda me permito sentir alegria pelo nosso trabalho e pelo que conseguimos com Emília Pérez. Mas também somos responsáveis por tudo o que dizemos e fazemos.”
🏆 Afinal, Como Fica a Corrida aos Óscares?
Com a votação da Academia a decorrer entre 11 e 18 de fevereiro, ainda há tempo para reverter a narrativa de Emília Pérez e recuperar algum terreno.
• Zoë Saldaña e a canção “El Mar” continuam entre os favoritos. 🎶
• O Óscar de Melhor Filme Internacional já parece mais incerto, com Ainda Estou Aqui, do Brasil, a ganhar força nas previsões. 🌍
• A categoria de Melhor Atriz para Karla Sofía Gascón parece uma carta fora do baralho.
ver também : Sing Sing: O Filme que Pode Dar um Óscar a Colman Domingo e a Segunda Oportunidade que Transforma Vidas
Com apenas três semanas até à grande cerimónia, a grande questão é: será que o silêncio de Gascón será suficiente para salvar o filme? Ou será que a Academia já fez o seu julgamento final?
A resposta chega a 2 de março, na 97.ª edição dos Óscares, apresentada por Conan O’Brien. Até lá, Emília Pérez está numa luta pela sobrevivência. 🎭🔥
No comment yet, add your voice below!