A campanha de Emília Pérez para os Óscares parecia imbatível – 13 nomeações, um recorde para um filme não falado em inglês e uma narrativa de inclusão e representatividade que estava a cativar Hollywood. Mas bastou um escândalo online para virar o jogo. Agora, a protagonista Karla Sofía Gascón decidiu calar-se e afastar-se das luzes da ribalta, depois de dias de justificações que, em vez de apaziguarem a polémica, só incendiaram ainda mais a situação.

Esta decisão surge após fortes críticas do realizador Jacques Audiard, que admitiu estar dececionado e preocupado com o impacto negativo da situação na corrida ao Óscar.

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🎬 Do Sonho ao Pesadelo: Como Karla Sofía Gascón se Tornou um Problema para a Netflix

A reviravolta começou a 30 de janeiro, quando antigas publicações da atriz nas redes sociais foram redescobertas e consideradas ofensivas. Desde comentários sobre o Islão, até referências polémicas aos protestos antirracismo nos EUA e à diversidade nos Óscares de 2021, a polémica explodiu e levou a um cancelamento instantâneo da estrela espanhola.

O pior? A Netflix estava a investir mais de 30 milhões de dólares na campanha para o filme, apostando em Gascón como o rosto da diversidade e da inovação no cinema. Agora, com o seu nome a ser cada vez mais evitado, a plataforma redesenhou a campanha para centrar-se em Zoë Saldaña e na canção “El Mar”, afastando completamente a protagonista original.

Mas será que esta “apagada” de Gascón será suficiente para recuperar a boa vontade da Academia?

🎭 Jacques Audiard: “O Que Ela Disse é Imperdoável”

O realizador Jacques Audiard não escondeu a sua desilusão e foi brutalmente honesto numa entrevista recente:

🗣️ “Infelizmente, isto está a ocupar todo o espaço e deixa-me muito triste.”

Para Audiard, a confiança que existia entre ele e a atriz desmoronou-se depois das revelações. A ponto de dizer:

💬 “Não falei com ela e não quero. Ela está numa abordagem autodestrutiva e realmente não percebo porquê.”

E pior:

⚠️ “Ela está a prejudicar não só a si mesma, mas também a Zoë [Saldaña], a Selena [Gomez] e toda a equipa do filme. Não consigo perceber o motivo.”

👩🏽‍🎤 Zoë Saldaña Mantém a Calma… Mas Também Está Desiludida

Se Jacques Audiard não teve papas na língua, Zoë Saldaña adotou um tom mais diplomático, mas deixou claro que também ficou desapontada com a situação:

💔 “Estou triste. Uma e outra vez, essa é a palavra porque esse é o sentimento que vive no meu peito desde que tudo aconteceu. Também estou desiludida.”

Embora tenha evitado críticas diretas a Gascón, Saldaña fez questão de distanciar-se das declarações da atriz e sublinhou que só pode falar por si mesma.

🙌 “Ainda me permito sentir alegria pelo nosso trabalho e pelo que conseguimos com Emília Pérez. Mas também somos responsáveis por tudo o que dizemos e fazemos.”

🏆 Afinal, Como Fica a Corrida aos Óscares?

Com a votação da Academia a decorrer entre 11 e 18 de fevereiro, ainda há tempo para reverter a narrativa de Emília Pérez e recuperar algum terreno.

Zoë Saldaña e a canção “El Mar” continuam entre os favoritos. 🎶

O Óscar de Melhor Filme Internacional já parece mais incerto, com Ainda Estou Aqui, do Brasil, a ganhar força nas previsões. 🌍

• A categoria de Melhor Atriz para Karla Sofía Gascón parece uma carta fora do baralho.

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Com apenas três semanas até à grande cerimónia, a grande questão é: será que o silêncio de Gascón será suficiente para salvar o filme? Ou será que a Academia já fez o seu julgamento final?

A resposta chega a 2 de março, na 97.ª edição dos Óscares, apresentada por Conan O’Brien. Até lá, Emília Pérez está numa luta pela sobrevivência. 🎭🔥

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