Denis Villeneuve, realizador de “Dune: Parte Dois”, partilhou as suas reflexões sobre o futuro do cinema e o impacto da inteligência artificial durante uma exibição especial do filme em Londres. O evento, que decorreu no último domingo, contou com uma conversa entre Villeneuve e o realizador Joe Wright, onde o diretor canadiano destacou a importância da natureza colaborativa da realização cinematográfica, expressando preocupação sobre um futuro em que os filmes possam ser criados inteiramente por computadores.

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“Trabalho com artistas incríveis. O que mais amo no cinema é este ato coletivo de criatividade, onde tentamos fazer poesia”, afirmou Villeneuve. Segundo ele, apesar das potenciais vantagens da tecnologia, a ideia de um filme criado por IA retiraria a essência profundamente humana do processo de contar histórias. “Talvez, um dia, possamos criar um filme apenas com um computador, o que pode ser interessante de algumas formas, mas vou sentir muita falta desse ato coletivo de criatividade, que é tão maravilhosamente humano”, explicou o realizador.

Durante a conversa, Villeneuve também revelou que a sua formação em biologia teve um papel importante no design das criaturas de “Dune”, particularmente os icónicos vermes de areia. Ele e o designer de produção, Patrice Vermette, estudaram diversas espécies animais para desenvolver a aparência realista dos vermes, procurando adaptar as suas características para o ambiente hostil do deserto fictício do planeta Arrakis.

Além disso, Villeneuve comentou o equilíbrio que tentou alcançar entre a intimidade da narrativa e o espetáculo visual. ““Parte Dois” é uma história de amor, e a estrutura do filme é construída em torno dessa relação”, disse ele, referindo-se ao romance entre os personagens Paul Atreides (interpretado por Timothée Chalamet) e Chani (interpretada por Zendaya). Durante as filmagens, o realizador tomou medidas para aprofundar a ligação entre os dois protagonistas, realçando as suas interações de maneira mais emocional.

O Processo Criativo e as Dificuldades de Filmagem

Villeneuve também discutiu os desafios que enfrentou durante a produção de “Dune: Parte Dois”, especialmente no que toca à complexidade das cenas de efeitos visuais. Uma das cenas mais memoráveis, que retrata Paul a montar um verme de areia, levou 44 dias para ser filmada, com alguns planos a demorarem uma semana inteira para serem finalizados.

“A maneira como queria abordar esta cena não me permitia fazer compromissos”, explicou Villeneuve. “O mais importante nos efeitos visuais é como os vais filmar. E queria filmar com luz natural, o que prolongou o processo de produção. Cada plano era extremamente complexo e, por vezes, demorava meio dia ou até uma semana para filmar uma única cena.”

Para garantir que a sua visão fosse concretizada, o realizador criou uma equipa separada no set, chamada de “unidade do verme”, liderada pela sua esposa, Tanya Lapointe, que compreendia perfeitamente a sua visão. Villeneuve comentou que o apoio da sua esposa foi fundamental para o sucesso da produção, uma vez que ela “entendeu perfeitamente” o que ele queria alcançar.

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Por fim, Villeneuve confirmou que um terceiro filme da franquia “Dune” está em fase de desenvolvimento, baseado no romance “Dune Messiah” de Frank Herbert, que se passa 12 anos após os eventos do primeiro livro. No entanto, o realizador fez questão de sublinhar que não vê a trilogia como uma narrativa contínua. “Para mim, os primeiros dois filmes são uma dupla. Se fizer o terceiro, será algo diferente, com a sua própria identidade”, afirmou.

A estreia de “Dune: Parte Dois” está a ser aguardada com grande antecipação, e os fãs da franquia não só estão entusiasmados com a conclusão da história de Paul Atreides, como também com a possibilidade de novas explorações no universo de Frank Herbert.

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