Quase 250 mil espectadores colocam o novo capítulo da saga no topo do box office nacional

O cinema português teve um novo campeão de bilheteira em 2024: “Balas & Bolinhos: Só Mais Uma Coisa”, o mais recente capítulo da saga de Luís Ismael, foi o filme nacional mais visto do ano, com 248 mil espectadores e uma receita bruta de 1,6 milhões de euros, segundo os dados hoje revelados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

ver também : “Nas Terras Perdidas”: A Nova Aventura Épica de George R.R. Martin no Cinema

Uma saga de culto que continua a conquistar público

Lançado a 15 de agosto de 2024, o quarto filme da série “Balas & Bolinhos” confirmou o estatuto de culto da saga. Em quatro meses e meio, tornou-se no oitavo filme português mais visto desde 2004, ultrapassando diversos sucessos nacionais e ficando muito próximo de bater o recorde do filme anterior, “Balas & Bolinhos: O Último Capítulo” (2012), que chegou aos 256 mil espectadores e gerou 1,3 milhões de euros em receita.

Realizado e escrito por Luís Ismael, que também interpreta um dos protagonistas, o filme traz de volta a icónica equipa de malandros: Culatra, Rato e Tone, agora obrigados a regressar à casa dos seus pais. O que começa como um simples reencontro transforma-se numa autêntica confusão, mantendo o tom humorístico e irreverente que fez da saga um fenómeno de culto no cinema português.

Os filmes portugueses mais vistos em 2024

O cinema português mostrou alguma diversidade nas preferências do público em 2024. “Podia Ter Esperado por Agosto”, realizado e protagonizado por César Mourão, ocupou o segundo lugar, com 102 mil espectadores e 632 mil euros de receita. Já o terceiro filme nacional mais visto foi “Vive e Deixa Andar”, de Miguel Cadilhe, que atraiu 31 mil espectadores às salas de cinema.

No quarto lugar ficou “Revolução (Sem) Sangue”, de Rui Pedro Sousa, que registou 21 mil bilhetes vendidos com a sua abordagem aos mortos da Revolução de Abril, num ano em que se celebraram os 50 anos do 25 de Abril. Já “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, encerra o top 5 com cerca de 17 mil espectadores.

Surpreendentemente, o premiado “Grand Tour”, de Miguel Gomes, que venceu o prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes, não conseguiu captar tanto público, ficando abaixo das 12 mil entradas.

“Pátio das Cantigas” mantém o recorde absoluto

Apesar do sucesso de “Balas & Bolinhos: Só Mais Uma Coisa”, o filme português mais visto desde 2004 continua a ser o remake de “O Pátio das Cantigas”, realizado por Leonel Vieira, que em 2015 registou impressionantes 608 mil espectadores e 3,1 milhões de euros de receita. Até ao momento, nenhum outro filme português conseguiu quebrar esse recorde.

ver também : Alec Baldwin Processa Procuradores do Novo México por Difamação no Caso “Rust”

O regresso do humor como aposta segura

O sucesso de “Balas & Bolinhos: Só Mais Uma Coisa” demonstra que as comédias continuam a ser o género favorito do público português, tal como aconteceu com “O Pátio das Cantigas” e “O Leão da Estrela”. A saga de Luís Ismael tem sido um dos poucos fenómenos de culto popular do cinema nacional, com um público fiel que garantiu bilheteiras sólidas ao longo dos anos.

Resta saber se esta tendência se manterá nos próximos anos e se novas produções nacionais conseguirão rivalizar com os gigantes do box office internacional.

Tags: Balas & Bolinhos, Luís Ismael, cinema português, box office Portugal, filmes mais vistos, Pátio das Cantigas, César Mourão, Miguel Gomes, comédia portuguesa, cinema nacional

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment