À primeira vista, o título Clown in a Cornfield parece feito à medida para quem adora filmes de terror com premissas ridículas e muitas vísceras — há um palhaço, há um campo de milho, e sim, há muita correria e gritos. Mas o novo filme de Eli Craig é bem mais do que isso. Inspirado no popular romance young adult de Adam Cesare, esta sátira de terror esconde por trás da maquilhagem sinistra uma das críticas mais afiadas aos Estados Unidos pós-industrial desde Cabin in the Woods.

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De  Pennywise a Children of the Corn — mas com alma própria

A história acompanha Quinn (interpretada por Katie Douglas), uma adolescente melancólica que se muda com o pai deprimido (Aaron Abrams) para uma cidade decadente do Midwest, onde a principal fonte de emprego — uma fábrica de xarope de milho — ardeu até às cinzas. Quando o antigo mascote da fábrica, o palhaço Frendo, reaparece em modo homicida, os adolescentes locais passam a ser alvo de uma matança encapuzada que, à primeira vista, parece saída de um slasher convencional.

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Mas a meio do filme, tudo muda. Eli Craig e Adam Cesare pegam nas regras do género e fazem-lhes um “flip”: subvertem expectativas, criam tensão com inteligência, e desafiam o espectador a repensar o que achava que sabia sobre filmes com palhaços assassinos.

A dualidade americana numa cara pintada

Para o realizador Eli Craig — o mesmo de Tucker & Dale vs Evil e Little Evil —, a chave está em usar o terror como pano de fundo para contar histórias humanas com substância. “O filme é sobre classismo, decadência e raiva geracional nos EUA”, explica. “O palhaço representa a América: por fora, um sorriso; por dentro, uma bomba-relógio emocional.”

Craig inspirou-se em figuras como Lon Chaney, palhaços dos anos 30 e nas contradições da iconografia americana: o milho como símbolo da terra, os palhaços como rosto da festa — e do medo.

O resultado é um filme que, segundo Craig, fala sobre “o vínculo entre uma filha e um pai”, mas também sobre “uma sociedade em colapso, que tenta colar os cacos com tinta de maquilhagem e bonés de palhaço”.

Recepção calorosa e promessas de mais Frendo no futuro

Clown in a Cornfield teve estreia mundial no festival South by Southwest em março de 2025, e pouco depois passou pelo Overlook Film Festival, um evento dedicado ao terror em Nova Orleães, onde o público reagiu com entusiasmo. Craig descreveu a sessão como “uma explosão”, sublinhando o espírito anti-corporativo e próximo dos fãs que caracteriza o festival.

Com a boa recepção e a crescente base de fãs, a conversa sobre sequelas já começou. Adam Cesare está neste momento a trabalhar no quarto livro da saga, e os dois primeiros volumes já estão prontos para adaptação. “Vamos rezar para que isto se torne um sucesso”, diz Craig. “Seria um prazer voltar a brincar com o Frendo.”

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🎬 Clown in a Cornfield é mais do que palhaços e sustos baratos. É um filme que desafia convenções, lança olhares incómodos sobre o presente americano e ainda consegue entreter com criatividade e sangue suficiente para agradar aos fãs do género. E sim, há cenas no milharal que te vão fazer pensar duas vezes antes de entrares num labirinto rural.

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