O prestigiado Grande Prémio Cidade de Lisboa da 22.ª edição do festival de cinema DocLisboa foi atribuído ao filme “The Shards”, da realizadora russa Masha Chernaya. Esta obra, uma produção conjunta da Geórgia e da Alemanha, destacou-se na competição internacional do festival, abordando de forma inovadora e poética o impacto da guerra na Ucrânia. Para o júri do DocLisboa, o filme de Chernaya vai além da simples documentação de uma realidade trágica, ao buscar um sentido mais profundo através da “poética organizada das suas imagens”.
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“The Shards” retrata a trajetória de Masha, uma jovem russa que decide abandonar o seu país em 2022, no início do conflito ucraniano. A narrativa desenvolve-se como um diário fragmentado, onde a protagonista regista a sua nova realidade longe do país natal, recusando a violência e lidando com a perda de uma vida que nunca poderá recuperar. É através deste olhar íntimo e introspectivo que o filme capta o impacto da guerra, transformando a experiência pessoal de Masha num testemunho universal sobre os dilemas enfrentados por aqueles que se opõem à guerra.
Para Chernaya, a intenção não era apenas relatar os factos, mas também transmitir o desespero e a vulnerabilidade da protagonista, criando uma conexão emocional com o espectador. A escolha de um estilo visual fragmentado e sensível permite ao público experienciar o filme como uma colagem de memórias e emoções que refletem a desorientação e a dor de deixar para trás o seu lar e cultura.
Destaques e Prémios no DocLisboa
Além do prémio máximo atribuído a “The Shards”, a competição internacional do DocLisboa deste ano destacou outros filmes que se destacaram pela originalidade e profundidade emocional. Entre os premiados, incluem-se “Fire Supply” de Lucía Seles e “The Anchor” de Jen Debauche, ambos galardoados com o Prémio Cupra. “Fire Supply” foi elogiado como um “folhetim urbano cómico e triste” que explora a disfunção das grandes cidades modernas, enquanto “The Anchor”, protagonizado pela renomada atriz Charlotte Rampling, é uma viagem introspectiva pela alma de uma psicoterapeuta que revisita gravações de sessões com antigos pacientes. Este último foi ainda distinguido com o Prémio Revelação Canais TVCine, garantindo exibição televisiva em Portugal.
A competição portuguesa também trouxe ao público obras de grande valor cultural e social, com o Prémio MAX para melhor filme a ser atribuído a “O Palácio de Cidadãos” de Rui Pires, um retrato minucioso sobre a Assembleia da República. Em menção honrosa, “As noites ainda cheiram a pólvora”, de Inadelso Cossa, recebeu o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores, enquanto “Estou aqui”, de Zsófia Paczolay e Dorian Rivière, foi distinguido com o Prémio Escola pela sua abordagem inovadora.
O Valor Cultural e Político do DocLisboa
O DocLisboa é conhecido pela sua curadoria criteriosa e pelo foco em temas sociais e políticos relevantes, com especial atenção para contextos de opressão, resistência e identidade. A escolha de filmes como “The Shards” reflete o compromisso do festival em destacar narrativas que exploram a humanidade em situações de crise. O evento, que se tornou um ponto de referência para o cinema documental, oferece uma plataforma importante para vozes emergentes e cineastas que abordam realidades complexas de forma criativa e reflexiva.
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A vitória de “The Shards” no DocLisboa representa um reconhecimento internacional à jovem realizadora Masha Chernaya e ao seu talento em transformar uma experiência pessoal de perda e exílio numa reflexão sobre a fragilidade e a resiliência humana perante a guerra. O filme, já aclamado pela crítica, poderá alcançar ainda mais audiências e consolidar o seu lugar como uma obra marcante no cinema documental contemporâneo.
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