Setembro de 2024 provou ser um mês difícil para os cinemas portugueses. Segundo os dados mais recentes do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), este foi o segundo pior mês do ano em termos de espectadores, só perdendo para abril. As receitas também não foram muito animadoras, com setembro a registar o terceiro pior resultado do ano. Parece que o outono trouxe mais do que apenas folhas a cair, também trouxe uma descida acentuada nas idas ao cinema.

ver também : Sandra Bullock: “Speed 3? Nem Penso! A Indústria Já Não é Corajosa o Suficiente”

657.511 Entradas e Um Suspiro Coletivo
No total, setembro registou 657.511 entradas nas salas de cinema, o que representa uma queda dramática de 307% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em termos de receita, os cinemas conseguiram pouco mais de quatro milhões de euros, uma queda de 277% face a setembro de 2023. Claramente, o público decidiu aproveitar os últimos raios de sol de verão, deixando os cinemas quase vazios. Pelo menos, para aqueles que compraram pipocas grandes, não tiveram de se preocupar com filas.

“Beetlejuice 2” e “Balas & Bolinhos” a Tentar Salvar o Dia
Entre os filmes que tentaram atrair o público para as salas, o maior sucesso foi Beetlejuice 2, de Tim Burton, que registou menos de 100 mil espectadores. Num mês de fracos números, até o fantasma excêntrico de Burton não conseguiu salvar o mês. No entanto, há uma boa notícia para o cinema nacional: “Balas & Bolinhos: Só Mais Uma Coisa”, de Luís Ismael, não só entrou no top 5 de setembro com 60 mil espectadores, como também se tornou no filme português mais visto do ano, acumulando um total de 230 mil entradas. Parece que, entre fantasmas e balas, o público português ainda encontra espaço para o humor.

O Acumulado de 2024: Um Ano Difícil
Os números de setembro não foram uma exceção, mas antes uma continuação de uma tendência preocupante. No acumulado de 2024, os cinemas portugueses registaram 8,7 milhões de espectadores, uma redução de 89% em comparação com os primeiros nove meses de 2023. Em termos de receita, os cinemas arrecadaram 54,1 milhões de euros até agora, uma queda de 55%. Estes números confirmam que 2024 está a ser um dos anos mais difíceis para a indústria cinematográfica em Portugal.

ver também: “Coraline”: Como a Banda Sonora Assustadora se Tornou Num Clássico de Culto

O Que Está a Correr Bem?
Apesar dos números dececionantes, há alguns destaques positivos. “Divertida-mente 2”, a sequela do sucesso da Pixar, é agora o filme mais visto nos cinemas portugueses dos últimos 20 anos, com 1,3 milhões de espectadores. “Deadpool & Wolverine”, de Shawn Levy, também está a fazer sucesso, com 602 mil entradas, seguido pelo quarto filme da série Gru, que acumulou mais de 500 mil espectadores.

Perspetivas para o Resto do Ano
Com o final do ano a aproximar-se, resta saber se os lançamentos de grandes blockbusters de inverno conseguirão reverter esta tendência e trazer mais público às salas. Embora setembro tenha sido um mês sombrio para os cinemas portugueses, ainda há esperança de que os últimos meses do ano possam surpreender e ajudar a salvar o 2024 cinematográfico. Afinal, o cinema é onde a magia acontece – e todos precisamos de um final feliz.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment