
Os filmes de terror “Umbral” e “Era uma vez no Apocalipse” são os mais nomeados para os Prémios Curtas 2024, que celebram a curta-metragem e que, nesta terceira edição, prestam homenagem ao ator e encenador Luís Miguel Cintra.
Reconhecimento ao Cinema de Curta-Metragem 🎬🏆
Criados em 2023, os Prémios Curtas destacam os profissionais do cinema em 18 categorias, incluindo realização, interpretação, direção de fotografia e guarda-roupa. A edição deste ano tem como líderes nas nomeações “Umbral”, de Miguel Andrade, com dez indicações, e “Era uma vez no Apocalipse”, de Tiago Pimentel, com nove nomeações.
ver também : Brady Corbet Revela Que The Brutalist Não Lhe Rendeu Um Único Dólar – Mas Portugal Ajudou a Salvar as Suas Finanças
Umbral e Era uma vez no Apocalipse: Os Favoritos do Ano 👻🎭
“Umbral”, uma produção académica do Politécnico do Porto – Escola Superior de Media Artes e Design, venceu uma menção especial no MOTELX 2024 e está indicado para Melhor Curta de Ficção, Melhores Efeitos Especiais (Nuno Costa), Melhor Ator (Daniel Silva) e Melhor Atriz Secundária (Diana Sá), entre outras categorias.

Já “Era uma vez no Apocalipse”, protagonizado por Sérgio Godinho, Mariana Pacheco e Paulo Calatré, garantiu nomeações para todos os seus atores. O guarda-roupa ficou a cargo do designer luso-canadiano Luís Sequeira, nomeado aos Óscares pelo seu trabalho com Guillermo del Toro. O filme já foi premiado no festival de Avanca e no Shortcutz Lisboa.
Nomeados para Melhor Realização 🎥✨
A categoria de Melhor Realização inclui:
- Cláudia Varejão (Kora)
- Daniel Soares (Bad for a Moment)
- Inês Lima (O Jardim em Movimento)
- Isadora Neves Marques (As Minhas Sensações São Tudo o que Tenho para Oferecer)
- Mário Veloso (Chuvas de Verão)
Homenagem a Luís Miguel Cintra 🎭🌟
A partir desta edição, os Prémios Curtas passam a atribuir um prémio honorário pelo conjunto da carreira, com Luís Miguel Cintra a ser o primeiro homenageado, em reconhecimento pelo seu contributo no teatro e cinema, bem como pelo apoio a novos realizadores.
Júri e Data da Cerimónia 📅🏛️
O júri desta edição é composto por Frederico Corado, Marina Leonardo, Hugo Gomes, Inês Moreira Santos, Rafael Félix, Carolina Serranito, Francisco Rocha, Jasmim Bettencourt, Filipa Amaro, André Pereira, Bernardo Freire e Bruno Gascon.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 5 de abril no Fórum Lisboa.
No comment yet, add your voice below!