
Com os Óscares à porta, os bastidores das produções nomeadas para Melhor Filme continuam a dar que falar. Durante um evento especial da Academia que reuniu os produtores das dez longas-metragens nomeadas na categoria principal, Rodrigo Teixeira, produtor de Ainda Estou Aqui, abordou o impacto da obra no público americano.
Fantasporto 2024: 45 anos de cinema fantástico com aposta na Inteligência Artificial
“Vocês não estão a viver um momento fácil”, afirmou Teixeira perante um auditório esgotado no Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acrescentando: “Espero que este filme vos ajude.” O produtor sublinhou a ligação entre a história retratada – de uma família dividida pela ditadura militar no Brasil dos anos 70 – e o atual ambiente político nos Estados Unidos.
“Nós também somos americanos, do sul”, destacou Teixeira, ao referir o impacto do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva na sua família. “Quando alguém da família desaparece, não é sobre política, é sobre tragédia. Esse é o erro da política, separa famílias. Temos de nos unir contra isso”, concluiu.
O produtor também demonstrou orgulho na nomeação de Fernanda Torres para Melhor Atriz, referindo a importância de a atriz estar finalmente a ser reconhecida a nível global. “Vocês estão a conhecê-la agora. Nós conhecemo-la desde sempre”, afirmou.
Os Bastidores das Grandes Produções Nomeadas 🎬
O evento no Museu da Academia proporcionou um olhar privilegiado sobre as dificuldades e desafios que os produtores das principais nomeadas enfrentaram.
Alex Coco e Samantha Quan, produtores do favorito Anora, explicaram como conseguiram filmar uma história centrada em personagens ricas com um orçamento reduzido de seis milhões de dólares. “Tínhamos de conseguir pagar grandes suítes de hotéis e roupas de designer. Pedimos favores, implorámos e pedimos emprestado”, revelou Quan, que é casada com Sean Baker, realizador do filme. O esforço compensou, com Anora a arrecadar os principais prémios de sindicatos da indústria e a posicionar-se como o maior candidato ao Óscar de Melhor Filme.
Outro grande destaque foi Conclave, que está a emergir como uma possível surpresa na noite dos Óscares. O produtor Michael A. Jackman revelou os desafios de criar uma réplica convincente do Vaticano e da Capela Sistina. “Não conseguíamos encontrar um local porque as salas e corredores tinham de ser altos o suficiente”, explicou. A solução passou por construir um cenário modular que era ajustado conforme as cenas. Jackman revelou ainda um detalhe curioso: a maioria dos cardeais no filme eram “cidadãos seniores italianos”, e não atores profissionais.
Juliette Howell, produtora de Conclave, descreveu um dos momentos mais intensos das filmagens: o discurso da Irmã Agnes, interpretada por Isabella Rossellini, na cantina do Vaticano. “Dava para ouvir um alfinete a cair”, revelou.
Coralie Fargeat e a Luta Criativa em A Substância 🔥
Outro momento de destaque do evento foi a participação de Coralie Fargeat, realizadora, argumentista, produtora e editora de A Substância, um dos filmes mais comentados da temporada. A cineasta francesa explicou porque optou por manter um controlo criativo total sobre a produção protagonizada por Demi Moore. “Quanto mais controlo tenho, melhor o meu desempenho”, afirmou, referindo que sabia que o filme ia ser desafiante.
A ideia de cruzar feminismo e horror numa mescla de géneros não foi fácil de financiar. “O feminismo não vende”, brincou Fargeat. No entanto, após um ano e meio de escrita e uma parceria com a Working Title, que garantiu um financiamento adequado, a cineasta conseguiu concretizar a sua visão. “A resposta a este filme tem sido uma alegria”, disse, recordando que o processo de pós-produção foi complexo e que, na altura, “não havia muita gente a gostar do filme”.
Contagem Decrescente para os Óscares 🏆
A 97.ª edição dos Óscares acontece já no próximo domingo, 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles. Com Conan O’Brien como anfitrião, a cerimónia será transmitida em direto na RTP1 e, pela primeira vez, na plataforma Disney+.
Com 13 nomeações, Emília Pérez lidera a corrida, seguido por O Brutalista e Wicked com dez nomeações cada, Conclavee A Complete Unknown com oito, Anora com seis, Dune – Duna: Parte 2 e A Substância com cinco.
Será que Ainda Estou Aqui conseguirá dar ao Brasil o seu primeiro Óscar de Melhor Filme? Ou veremos Anora e Conclave dominarem a noite? A resposta chega em poucas horas. 🎬✨
Óscares 2024: Tudo o Que Esperar da Grande Noite de Hollywood
No comment yet, add your voice below!