Pode demorar, mas às vezes o cinema ainda nos reserva pequenos milagres. 🕰️ Quase meio século depois da estreia de The Shining (1980), foi finalmente descoberta a fotografia original usada naquele que é um dos finais mais enigmáticos e perturbadores da história do cinema. Sim, aquela imagem fantasmagórica do baile de 4 de Julho de 1921, com Jack Nicholson sorridente no centro… apesar da sua personagem, Jack Torrance, teoricamente ainda nem ter nascido naquela altura. 🪞

ver também : 🎬 Tom Cruise regressa a Cannes com Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final

Durante décadas, a origem da fotografia foi um dos muitos mistérios que alimentaram teorias e obsessões cinéfilas. Mas agora, graças ao trabalho conjunto de investigadores, historiadores e até utilizadores do Reddit, a verdade veio ao de cima.

aqui :

Um Baile Real… com Pessoas Reais

A revelação foi feita por Alasdair Spark, académico reformado da Universidade de Winchester, através de uma publicação no Instagram da Getty. A foto original, explicou Spark, foi tirada a 14 de fevereiro de 1921, num baile de São Valentim no Royal Palace Hotel, em Kensington, pelo fotógrafo da agência Topical Press.

O homem originalmente presente no centro da fotografia — que no filme é substituído digitalmente por Nicholson — foi identificado como Santos Casani, um bailarino de salão londrino. A identificação foi possível graças ao uso de software de reconhecimento facial, e a imagem fazia parte de um conjunto de três fotografias tiradas nesse evento.

Uma Caça ao Tesouro Arquivística 🎞️

A procura pela imagem envolveu Spark, o jornalista do New York Times Arick Toller, e vários utilizadores dedicados do Reddit. Durante meses, seguiram pistas em bibliotecas, arquivos e bases de dados fotográficas, enfrentando becos sem saída e referências contraditórias. A suspeita inicial era de que a foto tivesse sido obtida da BBC Hulton Library, mas o rasto parecia perdido.

Até que Spark decidiu explorar os arquivos da Getty Images, que herdou o acervo da Hulton. E aí encontrou o que procurava: a foto tinha sido licenciada para a Hawk Films, produtora de Kubrick, a 10 de outubro de 1978, claramente para ser usada em The Shining.

Nem celebridades, nem cultos secretos — apenas “as melhores pessoas”

Ao contrário das teorias mais excêntricas — que especulavam que a imagem retratava membros de cultos, presidentes, banqueiros ou estrelas do vaudeville — Spark confirma que o retrato mostra apenas “pessoas comuns de Londres numa segunda-feira à noite”. Como dizia o gerente do Overlook Hotel no filme: “All the best people.”

A fotografia, agora digitalizada a partir do negativo original em vidro, foi restaurada com uma nitidez impressionante, revelando detalhes inéditos do momento captado. E se pensarmos que apenas Jack Nicholson foi acrescentado artificialmente à imagem… é de arrepiar. 📸

Um Mistério Resolvido — Mas a Magia Permanece

Desde a sua estreia, The Shining tem sido alvo de análises obsessivas, interpretações místicas e teorias conspirativas. Kubrick, como sempre, deixou o suficiente para que o espectador saísse da sala com mais perguntas do que respostas — e esta fotografia foi uma das chaves desse mistério. Agora, mesmo com o puzzle resolvido, o seu poder simbólico permanece intacto.

ver também :
Nas Sombras: a Nova Série Política da Filmin Inspirada por um Ex-Primeiro-Ministro Francês

A descoberta é um presente para os fãs de Kubrick e do cinema em geral, e uma prova de que há sempre algo novo para descobrir… mesmo 45 anos depois. 🎬

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment