
A temporada de prémios em Hollywood está ao rubro e os Independent Spirit Awards vieram reforçar algumas tendências, mas também lançar dúvidas sobre quem poderá triunfar nos Óscares. Anora, de Sean Baker, e Baby Reindeer, da Netflix, foram os grandes vencedores numa cerimónia que celebrou o cinema e a televisão fora do circuito dos grandes estúdios.
A comédia dramática sobre uma trabalhadora do sexo envolvida com a família de um oligarca russo venceu Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Interpretação Principal para Mikey Madison, consolidando-se como uma das favoritas aos Óscares. Por outro lado, Baby Reindeer dominou nas categorias televisivas, arrecadando três prémios, incluindo Melhor Interpretação Principal para Richard Gadd e Melhor Interpretação Secundária para Nava Mau.

Mas será que os Spirit Awards antecipam os vencedores dos Óscares? Vamos aos destaques da noite!
Anora reforça favoritismo aos Óscares?
Após ter vencido a Palma de Ouro no Festival de Cannes e triunfado nos prémios dos sindicatos de produtores e realizadores, Anora parece cada vez mais uma forte candidata ao Óscar de Melhor Filme.
O realizador Sean Baker, uma referência no cinema independente, aproveitou o seu discurso para deixar um apelo apaixonado:
“O cinema independente está em cada vez maiores dificuldades.”
Baker apontou o dedo ao declínio das vendas de DVD e ao domínio dos grandes estúdios, que dificultam o financiamento de filmes originais e impõem critérios como o número de seguidores dos atores nas redes sociais.
“Sou um adepto do cinema independente… O sistema tem que mudar, porque isto é simplesmente insustentável.”
Já Mikey Madison, ao vencer Melhor Interpretação Principal, ultrapassou mais uma vez Demi Moore, reforçando a incerteza sobre quem sairá vencedora do Óscar de Melhor Atriz no próximo domingo.
Kieran Culkin e Jesse Eisenberg também em destaque
Na categoria de Melhor Interpretação Secundária, Kieran Culkin venceu pelo seu papel em A Verdadeira Dor, filme de Jesse Eisenberg, que também levou o prémio de Melhor Argumento.
O outro grande vencedor da noite foi Dìdi, de Sean Wang, que conquistou Melhor Primeiro Filme e Melhor Primeiro Argumento.
Já na categoria de Melhor Filme Internacional, o troféu foi para a animação letã Flow – À Deriva, uma história sem diálogos sobre animais a lutar pela sobrevivência num mundo em colapso.
Baby Reindeer conquista a TV e Shōgun leva Melhor Nova Série
Desde 2020 que os Independent Spirit Awards também distinguem produções televisivas, e a grande vencedora foi Baby Reindeer, que levou para casa três prémios:
Melhor Interpretação Principal em Nova Série – Richard Gadd
Melhor Interpretação Secundária – Nava Mau
Melhor Revelação – Jessica Gunning
A minissérie autobiográfica da Netflix sobre obsessão e perseguição consolidou-se como um dos maiores fenómenos televisivos do ano.
Já o prémio de Melhor Nova Série com Argumento foi para Shōgun (Disney+), um épico histórico que se impôs à forte concorrência de Baby Reindeer e Como Morrer Sozinha.
Lista completa de vencedores – Independent Spirit Awards 2025
Cinema
Melhor Filme – Anora
Melhor Primeiro Filme – Dìdi
Melhor Realização – Sean Baker (Anora)
Melhor Interpretação Principal – Mikey Madison (Anora)
Melhor Interpretação Secundária – Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
Melhor Argumento – A Verdadeira Dor
Melhor Primeiro Argumento – Dìdi
Melhor Montagem – O Atentado de 5 de Setembro
Melhor Fotografia – Nickel Boys
Melhor Filme Internacional – Flow – À Deriva (Letónia)
Melhor Documentário – No Other Land
Televisão
Melhor Nova Série com Argumento – Shōgun (Disney+)
Melhor Nova Série sem Argumento ou Documentário – Hollywood Black
Melhor Interpretação Principal em Nova Série – Richard Gadd (Baby Reindeer)
Melhor Interpretação Secundária em Nova Série – Nava Mau (Baby Reindeer)
Melhor Revelação – Jessica Gunning (Baby Reindeer)
Melhor Elenco em Nova Série – Como Morrer Sozinha (Disney+)
O que esperar dos Óscares?
Embora os Spirit Awards não influenciem diretamente os Óscares, a verdade é que, nos últimos anos, a escolha de Melhor Filme coincidiu em sete das últimas treze edições. Será Anora o grande vencedor no próximo domingo?
Ficamos à espera da grande noite de Hollywood!
O que achaste dos vencedores dos Independent Spirit Awards? Alguma surpresa? Partilha a tua opinião nos comentários!
No comment yet, add your voice below!