Um dos momentos mais marcantes da história do fotojornalismo está agora envolto em controvérsia. A imagem da menina de nove anos a fugir de um ataque de napalm no Vietname tornou-se um símbolo da brutalidade da guerra, valendo ao fotógrafo Nick Ut um Prémio Pulitzer. No entanto, um novo documentário apresentado no Festival de Cinema de Sundance 2024, The Stringer, levanta dúvidas sobre a verdadeira autoria da foto, sugerindo que o verdadeiro responsável poderá ter sido Nguyen Thanh Nghe, um freelancer vietnamita que trabalhava para a NBC.
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O Que o Documentário Revela?
Dirigido por Bao Nguyen, o documentário baseia-se numa investigação liderada por Gary Knight, fundador da VII Foundation, com o apoio das produtoras Fiona Turner e Terri Lichstein. A equipa entrevistou 55 pessoas, incluindo o próprio Nghe e o ex-editor de fotografia da Associated Press Carl Robinson, que alega ter sido pressionado para creditar Nick Ut como autor da imagem.
A investigação usou análises forenses, imagens e recriações em 3D para argumentar que Nick Ut pode não ter estado na posição certa para capturar a fotografia no momento exato do ataque.
“Este é um filme que muita gente não quer que vejas”, afirma Bao Nguyen. “Levanta questões difíceis e desafia a versão histórica dos factos.”
Reações e Ameaças Legais
A resposta à estreia de The Stringer foi imediata e intensa. James Hornstein, advogado de Nick Ut, anunciou que irá avançar com uma ação legal contra os realizadores por difamação.
A própria Kim Phúc, a menina retratada na foto, recusou-se a participar no documentário e criticou as alegações:
“Mesmo que eu não me lembre de quem tirou a foto, testemunhas confirmaram que foi Nick Ut. Além disso, ele salvou a minha vida ao levar-me ao hospital. Não tenho dúvidas sobre quem foi o responsável pela imagem.”
A Associated Press (AP) também rejeitou as alegações, afirmando que realizou uma investigação independente de seis meses e entrevistou sete testemunhas, todas sustentando que Nick Ut é o verdadeiro autor da fotografia.
“A nossa pesquisa apoia a versão histórica. Em ausência de provas novas e convincentes, não há razão para acreditar que a foto tenha sido tirada por outra pessoa.”
No entanto, os realizadores do documentário defendem-se, alegando que estão a expor uma injustiça histórica.
“Os freelancers locais, especialmente nos tempos da Guerra do Vietname, raramente recebiam crédito pelo seu trabalho. Muitos foram silenciados ou ignorados”, explica Gary Knight.
O Debate em Sundance
O documentário rapidamente se tornou um dos mais polémicos do festival, dividindo opiniões entre quem acredita que a verdade foi manipulada e quem vê o filme como um ataque injusto a Nick Ut.
Durante uma sessão de perguntas e respostas após uma exibição, o jornalista veterano Fox Butterfield, que estava presente no local do ataque, refutou as alegações do documentário.
“Eu vi Nick Ut a tirar as fotografias e estive na redação da AP quando o filme foi revelado. Não tenho dúvidas sobre quem capturou a imagem.”
A equipa do documentário, por outro lado, acredita que a forte reação é uma tentativa de preservar o status quo e de impedir que se reconheça o trabalho de fotógrafos locais.
“Um grupo de jornalistas ocidentais, que cobriu a guerra, não quer ver a sua narrativa desafiada,” afirma Knight.
Nguyen Thanh Nghe Finalmente Reconhecido?
Um dos momentos mais marcantes do festival aconteceu quando Nguyen Thanh Nghe, agora na casa dos 80 anos, subiu ao palco após a exibição do documentário.
“Fui eu que tirei a fotografia,” declarou Nghe perante o público, recebendo uma ovação de pé de três minutos.
De acordo com os realizadores, Nghe nunca reivindicou a foto porque foi pago apenas 20 dólares pela imagem e porque a sua esposa destruiu a cópia original, temendo que traumatizasse os filhos.
“Ele nunca teve o suporte necessário para falar sobre isto antes,” explica Bao Nguyen. “Agora, finalmente, sente que pode contar a sua versão.”
Conclusão: Uma Verdade Contestada
Seja qual for a verdade, The Stringer tornou-se um dos documentários mais debatidos do ano, levantando questões sobre credibilidade no jornalismo, colonialismo na narrativa histórica e a luta de freelancers locais por reconhecimento.
Enquanto Nick Ut e a Associated Press mantêm a sua versão dos factos, os realizadores do documentário argumentam que a história oficial pode ter silenciado um fotógrafo vietnamita que nunca teve a oportunidade de reclamar o seu lugar na história.
A verdade pode nunca ser totalmente esclarecida, mas uma coisa é certa: o debate sobre a autoria da icónica “Napalm Girl” não irá desaparecer tão cedo.
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