O Festival de Cinema de San Sebastián, que decorre entre 20 e 28 de setembro, será palco de uma presença significativa do cinema português, com duas coproduções a serem apresentadas no prestigiado Fórum de Coprodução Europa-América Latina. Estes projetos, dirigidos por cineastas brasileiros e argentinos, destacam-se pela colaboração entre múltiplos países, incluindo Portugal.

Entre os selecionados para o fórum está o projeto “Crocodila”, da realizadora brasileira Gabriela Amaral Almeida, uma coprodução entre Brasil e Portugal. O filme, previsto para estrear em 2026, promete ser uma obra singular, centrando-se na história de uma jovem herdeira de uma corretora de imóveis de luxo no Rio de Janeiro, que gradualmente se transforma num crocodilo assassino com sede de carne humana.

Outro projeto a ser apresentado é “La Escuela Pesada” do realizador argentino Hernán Rosselli, uma coprodução que envolve Portugal e outros sete países. Este filme, que será filmado em 2025, já ganhou atenção ao participar na oficina de coprodução do Festival de Cannes deste ano, aumentando as expectativas em torno do seu desenvolvimento.

Além destes projetos, o filme “On Falling”, da cineasta portuguesa Laura Carreira, integrará a competição oficial do festival, competindo pela Concha de Ouro. Este será um momento de grande relevância para o cinema português, que continua a afirmar-se no panorama internacional através de coproduções e colaborações com realizadores de diversos países.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment