O cinema francês despede-se de um dos seus grandes mestres. Bertrand Blier, realizador e argumentista aclamado, faleceu na passada segunda-feira, em Paris, aos 85 anos, conforme comunicado pela família à agência France-Presse. Autor de uma obra marcada pelo humor negro e pela comédia grotesca, Blier deixa um legado cinematográfico que atravessa gerações e redefiniu o cinema de autor francês.
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Uma Carreira Brilhante e Provocadora
Bertrand Blier iniciou a sua filmografia nos anos 1960, com obras como Hitler, connais pas (1963), que lhe valeu o prémio de primeiras obras no Festival de Locarno. Seguiram-se títulos emblemáticos como Como se eu fosse um espião (1967), que contou com a participação do seu pai, o ator Bernard Blier, e As bailarinas (1974), que se tornou um filme de culto, apesar de ter gerado polémica devido às críticas de misoginia.
Blier conquistou o Óscar de Melhor Filme Internacional em 1979 com Uma mulher para dois, protagonizado por Carole Laure, Gérard Depardieu e Patrick Dewaere. Este último, juntamente com Depardieu, tornou-se um dos rostos mais frequentes na obra do realizador, contribuindo para o sucesso de filmes como Crimes a sangue frio (1979), Bela demais para ti (1989) — vencedor do Grande Prémio do Júri em Cannes — e Quanto me amas (2005).
O Humor Negro e a Subversão como Marcas de Estilo
A obra de Bertrand Blier distingue-se pela sua ousadia narrativa e pela capacidade de transformar temas controversos em histórias comoventes e provocadoras. Filmes como As bailarinas desafiaram convenções sociais e trouxeram para o grande ecrã uma visão singular, repleta de ironia e crítica às estruturas de poder. A sua abordagem inovadora e, por vezes, desconcertante marcou profundamente o cinema francês e internacional.
Um Legado de Colaborações Memoráveis
Gérard Depardieu, figura central na filmografia de Blier, destacou-se como parceiro criativo do realizador, protagonizando alguns dos seus maiores sucessos. A relação artística entre os dois tornou-se uma marca distintiva do cinema francês nas décadas de 1970 e 1980, reforçando o impacto cultural das suas colaborações.
O Último Adeus
Com a sua partida, Bertrand Blier deixa para trás um universo cinematográfico único, repleto de histórias que desafiaram as normas e inspiraram gerações de cineastas e cinéfilos. Para o jornal Le Figaro, Blier foi “um dos últimos gigantes do cinema francês” que, com a sua genialidade, criou filmes inesquecíveis que continuarão a ser celebrados.
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Que descanse em paz, Bertrand Blier, o mestre que ousou rir do mundo.
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