Festival Vista Curta, que terminou recentemente em Viseu, premiou as realizadoras Joana SáAlexandra Ramires e Laura Gonçalves nas suas principais categorias. Na competição nacional, o prémio de melhor curta-metragem foi atribuído a “Percebes”, uma obra de Ramires e Gonçalves, que já tinha sido distinguida no Festival de Annecy. Na competição local, reservada a filmes de pessoas de Viseu ou rodados na cidade, o prémio foi para “Abcedo”, de Joana Sá.

Cada realizadora recebeu um prémio de 1.500 euros, totalizando 3.000 euros em prémios atribuídos pelo Cine Clube de Viseu, organizador do evento. O festival contou ainda com o prémio Primeira Vista, que distinguiu Tiago ‘Ramón’ Santos pela curta-metragem “Camaleão”. Este prémio, instituído em 2021, consiste numa escultura e é atribuído por um júri composto por estudantes de Viseu.

ver também : Festival DocLisboa Inicia com Homenagem à Revolução do 25 de Abril

O Festival Vista Curta, que se estendeu ao longo de cinco dias, incluiu competições de curtas-metragens, longas-metragens, cine-concertos, programas para escolas e conversas com realizadores. Entre os destaques desta edição estiveram os cineastas Paulo Abreu e Melanie Pereira, que apresentaram os seus filmes e participaram em conversas com o público. Além das sessões de cinema, o festival também inaugurou a exposição “Cine- Pt Pola-PN” de Nuno Tudela, que ficará patente no Museu da História da Cidade até janeiro de 2025.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment