O cinema francês está de luto pela morte de Michel Blanc, um dos atores mais icónicos do cinema cómico e dramático. Conhecido pelo seu papel inesquecível como o insuportável Jean-Claude Dusse nos filmes “Barracas na Praia” (Les Bronzés), Michel Blanc faleceu aos 72 anos, na noite de quinta para sexta-feira, vítima de um ataque cardíaco. A notícia foi confirmada pelo seu assessor de imprensa, Laurent Renard, à France-Presse (AFP).

Michel Blanc começou a sua carreira no cinema cómico nos anos 1980, mas ao longo da sua vida foi muito mais do que um ator de comédia. Com o tempo, diversificou a sua carreira, tornando-se também realizador e aceitando papéis dramáticos que lhe valeram vários prémios. Foi vencedor de dois Césares e de dois prémios no Festival de Cannes, onde se destacou pelo seu talento multifacetado.

Apesar do sucesso nos papéis cómicos, foi no drama que encontrou um novo caminho. Destaca-se o papel de Antoine, um travesti no filme “Traje de Noite” (Tenue de Soirée), ao lado de Gérard Depardieu, que lhe valeu o prémio de Melhor Ator em Cannes em 1986. Outro momento marcante da sua carreira foi o perturbador Monsieur Hire, que o consagrou com o prémio César de Melhor Ator.

Ao longo da sua vida, Blanc manteve-se um ator perfeccionista, explorando as suas próprias inseguranças para moldar personagens complexas e cativantes. Os seus últimos anos de carreira foram dedicados a filmes como “Pequenas Grandes Vitórias” (2023), que ainda está em exibição em Lisboa.

A morte de Michel Blanc marca o fim de uma era no cinema francês, mas o seu legado perdurará por muitos anos.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment