A 22ª edição do Festival DocLisboa, que decorre de 17 a 27 de outubro de 2024, vai prestar uma homenagem especial ao crítico cultural e programador Augusto M. Seabra, falecido no início de setembro deste ano. Seabra, que colaborou com o festival ao longo dos anos, será lembrado pela sua contribuição para o mundo do cinema, especialmente pela forma como utilizava a programação cinematográfica para refletir sobre a crítica social e política.
ver também : “Babygirl”: O Filme Erótico que Valeu a Nicole Kidman um Prémio em Veneza
Este ano, o festival conta com a exibição de 183 filmes, dos quais 30 são de produção portuguesa, numa seleção que promete refletir sobre os temas mais prementes da atualidade, através de uma lente documental. A realizadora Paula Astorga, que sucedeu a Miguel Ribeiro na direção do evento, apresentou uma programação diversificada que inclui estreias nacionais e internacionais.
Entre os filmes em destaque está “Por ti Portugal eu juro”, um documentário de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso que investiga a história dos soldados africanos que lutaram ao lado das Forças Armadas Portuguesas durante a Guerra Colonial. Este filme promete trazer uma perspetiva pouco abordada sobre a participação de soldados africanos na guerra e as suas experiências, muitas vezes ignoradas pela narrativa histórica dominante.
O festival também apresentará estreias de renome internacional, como o documentário “Lula”, do realizador Oliver Stone, que traça um retrato do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, Pierre Creton será o realizador convidado desta edição, e haverá uma retrospetiva dedicada ao cineasta mexicano Paul Leduc.
Ver também : O Triunfo de Laura Carreira no Festival de San Sebastián
A homenagem a Augusto M. Seabra destaca a sua influência na curadoria de filmes e na crítica cinematográfica. Como afirmou a direção do festival, Seabra via a programação de cinema como uma extensão da crítica, utilizando-a para “convocar o mundo para se pensar cinematograficamente”. O DocLisboa continuará a ser uma plataforma essencial para a reflexão sobre o cinema e a sociedade, celebrando tanto novos talentos como figuras consagradas do meio.
No comment yet, add your voice below!