A corrida aos Óscares está sempre repleta de emoções fortes, mas a Netflix parece ter transformado a sua campanha para Emília Pérez num verdadeiro guião de suspense. O serviço de streaming ‘apagou’ completamente a protagonista Karla Sofía Gascón da sua mais recente campanha promocional para os prémios da Academia. Sim, aquela mesma atriz que fez história ao tornar-se a primeira pessoa transgénero nomeada para Melhor Atriz. 🤯

Do céu ao inferno em dias… e sem CGI

Há apenas algumas semanas, Gascón era o rosto de um movimento progressista em Hollywood, destacada como um símbolo de diversidade e inclusão. Mas agora, se olharmos para a nova campanha “For Your Consideration” da Netflix, é como se nunca tivesse existido. A protagonista desapareceu das imagens promocionais e dos destaques oficiais do filme, com Zoë Saldaña a assumir agora o papel central na divulgação.

ver também : Guy Pearce Revê “Memento” e Tem Epifania: “Sou uma Porcaria Nesse Filme” 🎭

O pior? A própria Gascón já tinha sido ‘empurrada’ para a categoria de Melhor Atriz Secundária, apesar de ter mais tempo de ecrã e de a história ser contada do ponto de vista da sua personagem. Mas agora… nem sequer aparece no cartaz. 💨📉

Netflix a limpar a casa… por 30 milhões? 💰

A mudança drástica está a ser interpretada como um movimento da Netflix para tentar salvar a sua milionária campanha aos Óscares – dizem que foram investidos mais de 30 milhões de dólares na esperança de conquistar finalmente o prémio de Melhor Filme. No entanto, a polémica à volta da atriz tornou-se um fardo difícil de carregar.

O escândalo rebentou a 30 de janeiro, quando foram descobertas publicações antigas de Karla Sofía Gascón nas redes sociais com comentários controversos sobre o Islão, George Floyd, a China, Hitler (!) e até a cerimónia ‘afro-coreana’ dos Óscares de 2021. Desde então, Gascón já fez dois pedidos de desculpa – um através da Netflix e outro numa entrevista emotiva à CNN Español. Mas pelos vistos, nada disso foi suficiente para a manter no centro da campanha. 🎭💔

Cannes amou, Hollywood cancelou?

A ironia é que Emília Pérez brilhou no Festival de Cannes, arrecadando o Prémio do Júri e a distinção de Melhor Atriz para todo o elenco feminino, incluindo Gascón. Mas em Hollywood, a narrativa virou de pernas para o ar. A questão que agora domina as conversas nos bastidores da indústria é: como é que a Netflix e a sua equipa de marketing deixaram isto acontecer? Não houve ninguém a fazer um ‘background check’ às redes sociais da atriz antes de investir milhões numa campanha centrada nela? 🤔📉

Até o realizador Jacques Audiard não escapou às críticas, depois de ter declarado que o castelhano era a “língua dos pobres e dos migrantes”. Ouch.

O impacto nos Óscares 🎭✨

E agora, como fica Emília Pérez na corrida aos Óscares? A categoria de Melhor Filme Internacional, onde compete contra o forte candidato brasileiro Ainda Estou Aqui, tornou-se ainda mais competitiva. Zoë Saldaña e a canção El Mar continuam a ser apostas seguras, mas o resto do palmarés do filme pode sofrer um duro golpe.

ver também:Drama em Hollywood: Juiz Puxa as Orelhas a Justin Baldoni e Blake Lively por “Espetáculo Mediático”

Resta saber se a Academia vai olhar para o mérito cinematográfico de Emília Pérez ou se a polémica em torno de Gascón e a estratégia da Netflix irão afetar as hipóteses do filme. O que é certo é que esta história de bastidores está a ser quase tão dramática quanto o próprio filme. 🎬🔥

A 97.ª edição dos Óscares realiza-se a 2 de março de 2025, e até lá… que comecem as apostas. 🍿🏆

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment