No prestigiado Festival de Cinema de Veneza de 2024, um dos filmes mais discutidos da competição é *Jouer avec le feu*, dirigido pelas irmãs francesas Delphine e Muriel Coulin. Esta obra, uma adaptação do aclamado romance *Ce qu’il faut de nuit* de Laurent Petitmangin, aborda temas profundamente atuais e relevantes, como a crise social e o apelo do extremismo entre os jovens.

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A história centra-se em Pierre, um ferroviário viúvo interpretado por Vincent Lindon, um dos mais respeitados atores franceses. Pierre está a criar sozinho os seus dois filhos, Louis e Fus. O filme explora a dinâmica familiar com uma intensidade emocional crescente à medida que o mais velho dos filhos, Fus, começa a envolver-se com grupos de extrema-direita. Este envolvimento causa um profundo rutura com o pai, que assiste impotente à transformação do filho, vendo-se incapaz de travar a sua descida para o radicalismo.

A dupla de realizadoras, que já havia conquistado reconhecimento com o filme *17 Girls* (2011), traz aqui uma história que reflete a crescente alienação da juventude face às instituições políticas e sociais. O personagem Louis, por outro lado, segue o caminho tradicional, frequentando a Universidade La Sorbonne, em Paris. Este contraste entre os dois irmãos sublinha as diferentes respostas dos jovens à crise social que, embora ambientada em França, ecoa em muitas outras partes do mundo.

O filme apresenta uma abordagem crua e realista das consequências do populismo de direita, capturando de forma incisiva o impacto que tem nas relações familiares e nas comunidades mais vulneráveis. Lindon, acompanhado por Stefan Crepon (que interpreta Louis) e Benjamin Voisin (Fus), oferece uma interpretação poderosa que retrata a desorientação de um pai dedicado e a dor de perder um filho para uma ideologia perigosa.

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*Jouer avec le feu* posiciona-se como um dos principais candidatos aos prémios de Veneza, sendo amplamente elogiado pela sua relevância social, pela sua narrativa comovente e pelas brilhantes atuações. O filme não só levanta questões importantes sobre a juventude e o extremismo, mas também faz uma análise penetrante sobre o fracasso das instituições políticas em fornecer perspetivas de futuro às novas gerações.

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