A 18.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que decorreu recentemente em Lisboa, destacou obras que abordam temáticas sociais prementes, como a imigração e o bullying em meio escolar. O júri atribuiu o Prémio do Júri a “Anytime, Anywhere”, de Milad Tangshir, enquanto o Prémio do Público foi para “Il ragazzo dei pantaloni rosa”, de Margherita Ferri. 

ver também : Emily in Rome? Emily in Paris  Vai Dividir-se Entre a Cidade Luz e a Cidade Eterna

🏆 “Anytime, Anywhere”: Um Retrato Neorrealista da Imigração

O filme “Anytime, Anywhere”, realizado por Milad Tangshir, cineasta iraniano radicado em Itália, narra a história de um jovem imigrante clandestino em Turim. A obra foi elogiada pelo júri pela sua “narrativa crua e poderosa”, evocando o neorrealismo clássico de “Ladrões de Bicicletas”, numa versão moderna e comovente. 

aqui :

“O filme surpreendeu-nos pela forma humilde e profundamente humana com que retrata a vida tal como ela é — evocando o neorrealismo e dando visibilidade a tantas e tantos que permanecem invisíveis nas cidades”, afirmou o júri.  

🎥 “Il ragazzo dei pantaloni rosa”: Uma História Real sobre Bullying

“Il ragazzo dei pantaloni rosa”, de Margherita Ferri, baseia-se na história real do primeiro caso conhecido em Itália de suicídio de um menor, provocado por bullying e cyberbullying. O filme, inspirado no livro da mãe da vítima, “Andrea além das calças cor-de-rosa”, relata a tragédia originada por uma situação aparentemente banal: umas calças vermelhas que passaram a cor-de-rosa numa lavagem errada. 

Produzido em 2024, o filme foi um dos mais vistos do ano em Itália, com mais de um milhão e meio de espectadores. 

🎞️ Um Festival de Cinema com Impacto Social

A 18.ª edição da Festa do Cinema Italiano contou com cerca de 13.200 espectadores em Lisboa, repartidos por sessões em seis salas de cinema. O festival prossegue agora a sua digressão por várias cidades portuguesas, incluindo Aveiro, Funchal, Braga, Figueira da Foz, Sintra, Almada, Coimbra, Évora, Porto, Vila Franca de Xira, Lagos, Moita, Loulé, Leiria, Oeiras, Abrantes/Sardoal, Barreiro e Odemira. 

Entre os filmes exibidos, destacam-se “A Grande Ambição”, de Andrea Segre, sobre o antigo secretário-geral do Partido Comunista Italiano, Enrico Berlinguer, e “Diva Futura – Cicciolina e a Revolução do Desejo”, de Giulia Steigerwalt. 

ver também : “Não Acredito em Remakes do ‘The Breakfast Club’”: Molly Ringwald Defende o Clássico Como Retrato do Seu Tempo

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, a Embaixada de Itália, o Instituto Italiano de Cultura, o Instituto do Cinema e do Audiovisual e a Cinecittà, entre outras entidades. 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment