Mulherengo, homofóbico e… seropositivo

O destino deste homem sofre uma reviravolta quando lhe é diagnosticado o vírus da SIDA e dado apenas um mês de vida.

Dallas Buyers Club

Texas, 1986. O homofóbico Ron Woodroof (Matthew McConaughey) trabalha como electricista e tem poucas pretensões na vida. Aliás, só tem duas: drogas e mulheres. Mas a sua pacata vida vê-se abalada quando lhe é diagnosticado o vírus da SIDA. Contraiu a doença através da partilha de seringas infectadas e de relações sexuais desprotegidas, seis anos antes, e os médicos admiram-se que ainda esteja vivo. Dão-lhe 30 dias de vida! A partir desse instante, Woodroof ganha um novo propósito para viver: lutar contra a doença que se está a tornar uma epidemia.

“Dallas Buyers Club” é um filme baseado em factos reais e retrata a batalha de Ron Woodroof contra as empresas médicas e farmacêuticas e a sua procura por tratamentos alternativos. Nesta altura, os Estados Unidos ainda estavam divididos acerca da melhor forma para combater o vírus e não existiam medicamentos eficazes comparticipados pelo Governo. Woodroof vê-se obrigado a recorrer a drogas ilegais e acaba por conhecer várias pessoas na mesma situação. Juntos, decidem criar uma espécie de “clube de compra”, onde os doentes marginalizados pelo Governo dos Estado Unidos podem adquirir remédios ilegais. Remédios que são até hoje a base do tratamento para o vírus da SIDA.

Realizado por Jean-Marc Vallée e protagonizado por Matthew McConaughey, “Dallas Buyers Club” conta ainda com Jared Leto e Jennifer Garner no elenco principal. A estreia está marcada para o próximo dia 12 de Dezembro.

Curiosidade:

Obrigados a perder 26 quilos!

Para dar vida a Woodroof, Matthew McConaughey teve de submeter-se a uma dieta rigorosa que quase colocou em riso a saúde. Para conseguir um aspecto doente, o actor teve de perder 26 quilos e, para isso, só comia peixe e legumes, duas vezes ao dia. Além disso, tinha de praticar exercício físico para queimar 1.8 mil calorias. Também Jared Leto foi forçado a perder o mesmo peso e ficou irreconhecível.