Críticas

Crítica – Mundo Jurássico

Os melhores filmes de 2015

O Mundo Jurássico (Jurassic World) tem vindo a quebrar recordes um pouco por todo o mundo, sendo para já o grande blockbuster deste verão e, provavelmente, o melhor filme da saga desde o filme original de 1993.

Após o fraco desempenho dos últimos dois filmes, especialmente o terceiro, quer em termos de bilheteira, quer mesmo junto da crítica, este filme conseguiu demonstrar que as pessoas ainda se interessam pelo mundo dos dinossauros… especialmente se adicionarmos alguns fatores inovadores, como a manipulação genética de espécies de dinossauros com a de outros animais (bem, mais ou menos inovador, pois isso já está presente no filme original), efeitos especiais impressionantes e, claro, um elenco de primeira linha, mesmo que sem a presença dos excelentes Sam Neill e Jeff Goldblum.

Os melhores filmes de 2015

Chris Pratt e Bryce Dallas Howard em “Jurassic World”.

Caso não esteja familiarizado com a história, a mesma assenta na construção de um novo parque, o qual é construído na mesma ilha do original Parque Jurássico. Inicialmente, tudo corre bem, até a nova atracção do parque, um dinossauro gigante, geneticamente modificado e extremamente perigoso escapa da sua cela e começa a matar, quer outros dinossauros, quer pessoas… por desporto.

O filme, felizmente, recupera alguma da magia e grandiosidade do primeiro filme e inclusive alguns cenários do mesmo, dando azo a um filme bem conseguido, fruto também de um guião bem mais apelativo do que os filmes anteriores.

Colin Trevorrow, o realizador e guionista de “Mundo Jurássico” tem um bom desempenho, emprestando alguma originalidade a uma saga que estava a cair no esquecimento, originalidade essa que já tinhamos visto no seu filme anterior, nomeadamente “Safety Not Guaranteed”, datado de 2012.

Quanto ao elenco, Chris Pratt e Bryce Dallas Howard têm uma boa química, enquanto par romântico e estão credíveis nas suas interpretações. Com este filme, aliado à sua presença em “Os Guardiões da Galáxia”, Chris Pratt vai sendo visto cada vez mais como um ator “comercial”, sendo, por isso, já associado a futuros grandes projetos, como o próximo filme de Indiana Jones. Vincent D’Onofrio, contudo, parece um erro de “casting”, parecendo um pouco deslocado nesse tipo de filme.

Embora não tenha o factor de espanto associado ao primeiro filme e a história seja um pouco previsível, o “Mundo Jurássico” é, mesmo assim, na nossa opinião, o segundo melhor filme da saga. Atualmente, está com uma classificação superior a 7 no IMDB, um claro sinal de que a maior parte das pessoas também gostou bastante do filme. Contudo, não foi só bem recebido pelo público pois, na sua generalidade, a crítica foi unânime em elogios ao filme.

Por isso, se você gosta deste género de filmes ou filmes de aventura em geral, então “Mundo Jurássico” é para si!