As 10 fotografias mais famosas da história do cinema

Para criarmos esta pequena lista, realizamos uma pesquisa por inúmeras reportagens publicadas por jornais, revistas e sites especializados em cinema, listas e fotografia. O objectivo da pesquisa era simples: identificar quais eram as 10 imagens mais emblemáticas da sétima arte.

Fizeram parte da nossa pesquisa: “Flavorwire”, “IMDb”, “Cahiers du Cinéma”, “Empire”, “Der Spiegel”, “Life”, “What Culture”, “The Guardian”, “Listal”, “The British Film Institute”, “Der Spiegel”, “BuzzFeed”, “American Film Institute”, “AllMovie”, “Yahoo Movies” e “Telegraph”.

Discutível como qualquer outra lista de melhores ou maiores, esta também não pretende ser abrangente. Sabe-se que, como a percepção, a opinião, é algo individual. No entanto, as 10 fotografias seleccionadas, se não são unanimidades entre as publicações pesquisadas, são referências de alguns dos momentos mais emblemáticos da história do cinema.

Eis as 10 fotografias seleccionadas baseadas nas publicações pesquisadas.

The Godfather

Marlon Brando, numa cena do filme “The Godfather”, realizado por Francis Ford Coppola em 1972 e baseado no livro homónimo de Mario Puzo. Em 1998, o American Film Institute elegeu-o como o melhor filme de gangsters de todos os tempos e o segundo melhor filme da história. Também faz parte da lista de melhores filmes do The British Film Institute. “The Godfather” foi nomeado a dez Óscares e venceu nas categorias de melhor filme, melhor argumento adaptado e melhor actor.

Psycho

Janet Leigh, numa cena do filme “Psycho”, realizado por Alfred Hitchcock em 1960 e baseado no romance homónimo de Robert Bloch. O filme foi eleito o 18º melhor filme de todos os tempos pelo American Film Institute, e o 35º pelo The British Film Institute. Em 1959, Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro e todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e para que o seu final não fosse revelado.

E.T. the Extra-Terrestrial

Cena do filme “E.T. the Extra-Terrestrial”, realizado por Steven Spielberg em 1982. É um dos maiores sucessos de bilheteira da história do cinema, sendo o primeiro filme a ultrapassar a barreira dos 700 milhões de dólares.

The Seven Year Itch

Marilyn Monroe, numa cena do filme “The Seven Year Itch”, realizado por Billy Wilder em 1952 e baseado na peça teatral de George Axelrod. A cena em que o vestido de Marilyn é levantado na rua pelo respiradouro do metro tornou-se um ícone do cinema mundial. O vestido usado na cena foi leiloado em Junho de 2011 por 5,6 milhões de dólares.

Taxi Driver

Robert De Niro, numa cena do filme “Taxi Driver”, realizado por Martin Scorsese em 1976. “Taxi Driver” foi nomeado a quatro Óscares, incluindo melhor filme e melhor actor. Venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos EUA e seleccionado para ser preservado no National Film Registry.

The Shining

Jack Nicholson, numa cena do filme “The Shining”, realizado por Stanley Kubrick em 1980 e baseado no livro homónimo de Stephen King. É considerado, ao lado de “2001: A Space Odyssey” e “A Clockwork Orange”, um dos filmes mais populares de Stanley Kubrick.

Singin’ in the Rain

Singin' in the Rain

Gene Kelly, numa cena do filme “Singin’ in the Rain”, realizado por Stanley Donen e Gene Kelly em 1952. O filme ocupa a primeira posição na lista do American Film Institute sobre os maiores musicais de todos os tempos.

Forrest Gump

Tom Hanks, numa cena do filme “Forrest Gump”, realizado por Robert Zemeckis em 1994 com Tom Hanks no papel-título e baseado no romance homónimo de Winston Groom. “Forrest Gump” foi nomeado a 13 Óscares, o filme ganhou em seis categorias, incluindo melhor filme, melhor realizador e melhor actor.

Pulp Fiction

John Travolta e Uma Thurman, numa cena do filme “Pulp Fiction”, realizado por Quentin Tarantino em 1994, baseado num argumento escrito pelo canadiano Roger Avary. “Pulp Fiction” foi nomeado a sete Óscares, incluindo melhor filme. Ganhou na categoria de melhor argumento original. Também venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994.

Modern Times

Cena do filme “Modern Times”, realizado pelo cineasta britânico Charles Chaplin em 1936. O filme foi censurado em países como a Alemanha pelas suas citações ao comunismo e à social-democracia. Também foi duramente repreendido pela sociedade americana pela sua crítica à revolução industrial.