Artigos

10 filmes de ficção científica que vos deixarão a refletir

Os filmes de ficção científica oferecem-nos por vezes boas perspetivas que nos levam a questionar a nossa existência. Isto não se esgota apenas como seres humanos, mas também como indivíduos. Neste sentido, apresentamos uma lista de filmes de ficção científica que vos deixarão a pensar neste tipo de questões.

São 10 filmes, a saber:

 

 

As informações de cada um deles:

10. Dark City (1998)

Realizador: Alex Proyas

Sinopse: Numa cidade em que é sempre de noite, John Murdoch (Rufus Sewell) acorda sozinho num hotel, para descobrir que perdeu a sua memória e o principal suspeito de ser o autor de brutais e bizarros assassinatos. Ele passa então a ser implacavelmente perseguido por um inspetor (William Hurt), ao mesmo tempo que conta com a ajuda do Dr. Pehreber (Kiefer Sutherland) para compreender o que está a acontecer.

 

9. Donnie Darko (2001)

Realizador: Richard Kelly

Sinopse: Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encoraja a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma das suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai no telhado de sua casa, e por pouco não o mata. É quando ele começa a questionar-se qual o fundo de verdade da sua previsão.

 

8. Solaris (2001)

Realizador: Steven Soderbergh

Sinopse: Chris Kelvin (George Clooney) é um psicólogo que ainda sofre com a perda do seu grande amor, Rheya (Natascha McElhone), alimentando um sentimento de culpa pelo ocorrido. Kelvin é convocado para investigar o estranho comportamento dos integrantes de uma estação espacial que orbita o misterioso planeta Solaris, que perdeu contato com a Terra. Inicialmente relutante, Kelvin decide partir após ver um comunicado de Gilbarian (Ulrich Tukur), seu grande amigo pessoal, solicitando a sua ajuda na estação Prometheus por razões que não quer explicar. Ao chegar à estação Kelvin tem uma dupla surpresa: Gilbarian suicidou-se e os outros dois cientistas apresentam sintomas de stress extremo e paranóia, resultado dos exames que realizaram no planeta. É quando algo inusitado ocorre na vida de Kelvin e ele reencontra a sua amada Rheya.

 

7. Paprika (2005)

Realizador: Satoshi Kon

Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. A sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e cientista, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes do uso ser autorizado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos cientistas do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

 

6. Inception (2010)

Realizador: Christopher Nolan

Sinopse: Num mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disso ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever os seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império económico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito, conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue disfarçar-se de forma precisa no mundo dos sonhos.

 

5. Ghost in the Shell (1995)

Realizador: Mamoru oshi

Sinopse: 2029. O mundo tornou-se num local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem a aceder a extensas redes de informações com o seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, que combate o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um “fantasma de si mesma”. O governo informa o grupo de que o famoso hacker conhecido “Mestre das marionetes”, especialista em invadir e controlar o ciber-cérebro das pessoas, está no Japão. Agora, Motoko e sua equipe terão que caçar este criminoso, e vão acabar se envolvendo em uma trama de conspirações, que atinge interesses da alta cópula da política.

 

4. World On A Wire – WELT AM DRAHT (1973)

Realizador: Rainer Werner Faissbender

Sinopse: Baseado num romance de Daniel F. Galouye, WELT AM DRAHT é um filme de ficção científica em duas partes, realizado para a televisão. Uma equipa de cientistas criou um modelo que permite simular o modo como a sociedade se desenvolverá no futuro: os seus membros são bonecos vivos, inspirados em pessoas reais. O chefe da equipa de cientistas, assustado com o que fizera, suicida-se e o seu assistente começa a investigar o caso. Na segunda parte de WELT AM DRAHT, o assistente do chefe da equipe de cientistas foge e acabará vencido.

 

3. Gattaca (1997)

Realizador: Andrew Niccol

Sinopse: Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um “inválido”, consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr o seu passado.

 

2. Moon (2009)

Realizador: Duncan Jones

Sinopse: Sam Bell é um operário que supervisiona uma estação espacial, Sarang, no lado mais distante da Lua. A estação é uma mina de hélio-3, nova fonte de energia utilizada na Terra. À medida que Sam se aproxima do fim do seu contrato, fica cada vez mais ansioso para voltar à Terra e rever a sua família. No entanto, descobre uma série de revelações chocantes após sofrer um acidente de trabalho, que o leva a questionar toda sua existência.

 

1. 2001: A Space Odyssey (1968)

Realizador: Stanley Kubrick

Sinopse: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipa de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, a meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Também Poderás Gostar



Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top